Educação de Valores

Os valores humanos são os princípios que fundamentam a consciência. Dignificam a conduta humana e ampliam a capacidade de percepção do ser. Todos podem e devem tomar conhecimento dos valores a eles inerentes. A vivência dos valores alicerça o caráter, e reflete-se na conduta como uma conquista da personalidade. Para se formar um bom adulto, deve-se começar por formar uma boa criança.

Muitos filósofos, educadores e pensadores falam em paz, amor, verdade, que tem sido válido para compreendermos, mas o mais importante é propor métodos de conduta para chegar a isso. Esse é o nosso diferencial: sugerimos inúmeras atividades, ações, para ajudar no fortalecimento da qualidade da conduta humana.

A prática gera o hábito e este forma o caráter.

Há em cada um de nós inúmeras qualidades, virtudes, que necessitam ser fortalecidas, cultivadas e valorizadas. Se começarmos a desenvolvê-las desde pequenos, o resultado será a excelência humana.

Ouvir o que diz o coração é um grande passo para resgatar os valores profundos e verdadeiros de nosso ser.

Amor é verdade, é retidão, é riqueza. O universo se originou do amor, nele se sustenta e através dele se integrará.

A medida que a criança for utilizando a intensa capacidade amorosa que existe dentro dela, germinarão os valores humanos em seu coração, o que se refletirá no comportamento familiar, social e profissional. Será feliz, porque felicidade é permanecer em harmonia com sua natureza humana.

“…esse novo mundo chegará inexoravelmente, transformando nossa cultura. Esse novo mundo será mais humano e mais humanitário. Explodirá e desenvolverá a riqueza e a capacidade da mente e do espírito humano. Produzirá indivíduos mais integrados na totalidade. Será um mundo mais natural, com um novo amor e respeito pela natureza. Desenvolverá uma ciência mais humana, baseada em conceitos de menor rigidez. O alvo de sua tecnologia será enriquecer as pessoas e a natureza ao invés de destruí-las. Desencadeará criatividade quando os indivíduos se tornarem conscientes de seu poder, sua capacidade e sua liberdade.”

Carl Rogers


Baseado nesta citação, convido você a praticar com suas crianças os valores humanos e ajudar na construção de um novo mundo que trará consigo a qualidade, a riqueza e o amor.

Os valores humanos escolhidos para trabalhar na educação infantil são:

Absolutos: Amor, Paz, Verdade e Ação Correta.

A cada valor absoluto correspondem valores relativos, que exercitados, aprimoram a personalidade e fortalecem o caráter.

Amor:

Relativos: Amizade, Dedicação, Gratidão e Cooperação.

Paz:

Relativos: Tranquilidade, Felicidade, União e Paciência.

Verdade:

Relativos: Atenção, Vida Salutar, Sinceridade e Curiosidade.

Ação Correta:

Relativos: Respeito, Bons Modos, Bondade e Disciplina.


Os valores humanos são uma energia que pulsa em todos os seres humanos. Estão vivos e presentes no pensamento humano a todo momento, determinam o comportamento e orientam a inteligência e a criatividade. Na escola, estão presentes na apreciação e assimilação do conhecimento de todos os conteúdos a serem ensinados. Os valores integram o conhecimento, a família, a escola e a vida em sociedade. Vinculam o ensinamento ministrado na escola às circunstâncias da vida, construindo uma consciência da ética e da estética do bem.

Os valores não devem ser encarados como algo abstrato ou estanque, nem como um código de conduta imposto de fora para dentro. A educação em valores na família e na escola deverá incrementar a capacidade de discernimento dos alunos em conscientizá-los da importância das suas escolhas. Assim, a educação consolida os valores e virtudes já existentes nos alunos e incentiva a superação de erros e defeitos.

É relevante ressaltar a transformação que a educação de valores pode fazer no ser humano, principalmente na criança, que é um ser em formação e refletir na família e comunidade, ajudando a construir um mundo melhor.