Educação de Valores

“A mais importante busca humana é esforçar-se pela moralidade em nossa ação. Nosso equilíbrio interno, inclusive da existência, depende disso. Somente a moralidade em nossas ações pode dar beleza e dignidade à vida. Fazer disso uma força viva e trazê-la para a consciência é talvez a tarefa principal da educação.” Albert Einstein

A Educação de Valores é uma promissora forma de suprir o déficit qualitativo dos sistemas educacionais. O ato de educar não se reduz à simples instrução, pressupõe, da parte de quem educa, a vivência de determinados valores e da parte de quem é educado, a assimilação dos mesmos. Não se explica a importância de um valor. Mostra-se na prática o quanto ele vale.

Os valores humanos são os princípios que fundamentam a consciência humana, dignificam a conduta, unificam e libertam as pessoas da pequenez do individualismo, enaltecendo a condição humana, dissolvendo preconceitos e diferenças.

Os valores humanos escolhidos a trabalhar na educação infantil são:

Absolutos: Amor, Paz, Verdade e Ação Correta.

A cada valor  absoluto correspondem valores relativos, que exercitados, aprimoram a personalidade e fortalecem o caráter.

AMOR:

Relativos: Amizade, Dedicação, Cuidado, Gratidão e Cooperação.

PAZ:

Relativos: Tranquilidade, Felicidade, União, Paciência e Autoestima.

VERDADE:

Relativos: Atenção, Vida Salutar, Sinceridade e Curiosidade.

AÇÃO CORRETA:

Relativos: Respeito, Bons Modos, Bondade e Disciplina.

Educar em valores aponta soluções para a transformação de uma sociedade, pois o amor é energia primordial e inesgotável que move o mundo, força de criação e sustentação da vida. A mais poderosa das energias, é unidade e potência de transformação e é desta premissa que nasce todo o trabalho em educação de valores.