Missão, Visão e Valores

Missão

Fortalecer e multiplicar a educação de valores salientando sua relevância no desenvolvimento humano e na formação de melhores cidadãos conscientes da importância da vida.

Visão

Aprimorar a qualidade da educação no país através da prática de valores junto ao ensino, incentivando a evolução e o desenvolvimento humano.

Amor

É a força de criação, coesão e sustentação da vida. A mais poderosa das energias, é unidade e potência de transformação. Valores Relativos: Dedicação, Amizade, Gratidão e Cooperação.

Verdade

É a conformidade entre o pensamento e o objeto, a representação fiel da realidade, é eterna e imutável, dá significado e dignidade à vida. Valores relativos: Atenção, Vida Salutar, Sinceridade e Curiosidade.

Paz

É a base da felicidade humana, a harmonia entre os níveis racional, emocional, intelectual e espiritual. Valores relativos: Tranquilidade, Felicidade, União, Paciência e Autoestima.

Ação Correta

Surge do aprimoramento do caráter pela contínua busca de si mesmo. Faz da vida algo digno e útil pelo discernimento entre o certo e o errado, alegra nossa consciência. Valores relativos: Respeito, Bons modos, Bondade e Disciplina.

O objetivo do nosso projeto é divulgar e multiplicar a transformação que a educação de valores pode fazer no ser humano. Principalmente na criança, que é um ser em formação, refletindo na família e na comunidade, ajudando a construir um mundo melhor. É pela experiência, não pelo conhecimento teórico que se conhecem os valores.

Sabedoria = Inteligência

A verdade significa ter atenção, vida salutar, ser sincero e curioso. Seguir as ações corretas é respeitar, ter bons modos, bondade e disciplina.

Visão do Educador

Razão + Emoção

Amor significa dedicação, amizade, cuidado, gratidão e cooperação. Paz é ter tranquilidade, felicidade, união, paciência e concentração.

Atitudes e Responsabilidades

Educação de Valores

Educação deve afirmar valores e estimular ações que contribuam para a transformação da sociedade, tornando-a mais humana e justa.

Cabe ao educador e à escola como grande responsável pela educação formal, cuidar não apenas do processo do conhecimento do ser, desenvolvendo técnicas e métodos cada vez mais aprimorados, mas preocupar-se também com o modo do conhecimento do valor, promovendo experiências que possam aperfeiçoar o sentir humano.

O sentimento tem a intenção de manter a experiência do valor através do hábito. O hábito tem um papel fundamental na educação ao manter o interesse pelo valor. A sensibilidade começa a ser educada antes da razão. A criança reconhece o agradável, o belo e o bom antes de formar idéias gerais.

AMOR:

Relativos: Amizade, Dedicação, Cuidado, Gratidão e Cooperação.

PAZ:

Relativos: Tranquilidade, Felicidade, União, Paciência e Autoestima.

VERDADE:

Relativos: Atenção, Vida Salutar, Sinceridade e Curiosidade.

AÇÃO CORRETA:

Relativos: Respeito, Bons Modos, Bondade e Disciplina.

Cada valor absoluto correspondem valores relativos que, exercitados, aprimoram a personalidade e fortalecem o caráter.